A Holanda é uma das potências mundiais do Heavy Metal, mas é a destacada nº1 quando se fala de vocalistas femininas de Metal, quase todas em bandas que andam à volta de um ou outro género de Symphonic Metal.
Vou destacar as três mosqueteiras desta onda feminina que é muito bem recebida pela esmagadora maioria dos fãs, fartos de barbudos e guedelhudos, e mencionar ainda outras bandas holandesas, com vozes femininas, dignas de nota.
A primeira é Sharon Dden Adel dos Within Temptation, uma das minhas bandas preferidas no género, pelo seu som bastante épico e orquestrado.
O seu álbum duplo ao vivo Black Symphony é um dos álbuns que mais ouço.
Os After Forever são talvez a primeira banda que eu destaco, que efectivamente já não existe. Terminaram oficialmente no ano de 2009, após nos terem dado 9 anos e alguns álbuns absolutamente fundamentais, onde se tentaram sempre recriar, e não seguir os padrões do género, e explorando ao máximo a voz de Floor Jansen.
Quem quiser ouvir agora a voz de Floor, pode acompanhar a sua nova banda ReVamp, que me parece bastante interessante.
Por fim, a última destas três mosqueteiras a aparecer em cena, mas talvez a que hoje em dia está mais em destaque. Simonne Simmons é a vocalista dos Epica, das três bandas aquela com um som mais do meu agrado.
Para além destas, existem várias bandas holandesas com vozes femininas que vale a pena descobrir. Delain, Stream Of Passion, Autumn, Aina, Nemesea, Imperia, Asrai ou Elexorien, são todas bandas que, dentro de um caminho comum, conseguem fazer música com estilo próprio.
No comments:
Post a Comment